Seguindo as determinações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em 2021 iniciamos a implementação progressiva de um Novo Ensino Médio. A ideia é que os alunos possam construir um currículo escolar mais próximo de seus anseios, gostos e habilidades para que possam ser, não apenas profissionais melhores no futuro, mas estudantes mais focados e felizes no presente.
Segundo o documento oficial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, cada aluno, ao final dos três anos do ensino médio, deve ter no máximo 1800 horas de formação básica e no mínimo 1350 horas de Itinerários Formativos (ou currículo diferenciado), totalizando o mínimo de 3150 horas de aula.
Assim, os alunos da 1ª e 2ª Séries têm quatro tipos de materiais/aulas:
O Básico - através dele, todo o conteúdo mínimo exigido pelas diretrizes do Estado e da Federação será passado entre esta série e as seguintes, totalizando as 1800 horas máximas.
Itinerários Formativos – estas são aulas semanais, no período da manhã, que compreendem duas grandes áreas: a de Linguagem, Matemática e Ciências Humanas e a de Linguagem, Matemática e Ciências da Natureza.
Eletivas - são aulas que temos tanto no colégio, no período vespertino e noturno, quanto na internet. A escolha das aulas não é obrigatória. Algumas já estão inseridas no valor da mensalidade, outras têm um valor simbólico. Outras, como as disciplinas em inglês através de nossa parceria com a Efígie Educacional, têm um valor específico a ser acertado com eles.
Os Itinerários Formativos e as aulas Eletivas somam-se para compor o currículo diferenciado.
A terceira série do médio é focada em uma grande revisão anual e tem como meta os vestibulares (no formato atual).