Golden Globe 2024

Ontem, dia 07/01, ocorreu a 81ª Cerimônia do Golden Globe, iniciando a temporada de premiações do ano. O Golden Globe premia filmes e séries feitas nos EUA no ano anterior, ou seja, neste caso, em 2023.

Em uma cerimônia sem grandes pontos altos, o que se destacou foi o filme “Oppenheimer”, com 5 prêmios (Melhor Direção, Melhor Filme de Drama, Melhor Ator em Filme de Drama [Cillian Murphy], Melhor Ator Coadjuvante em Filme de Drama [Robert Downey Jr.] e Melhor Trilha Sonora Original); já no campo das séries, os destaques foram “O Urso”, com 3 prêmios e “Succession” com 4 estatuetas.

A boneca mais famosa do mundo, Barbie, que arrecadou corações e milhares de dólares com seu filme em 2023, levou apenas 2 prêmios, o de Melhor Canção Original e o novo prêmio Conquista Cinematográfica e de Bilheteria.

Apesar de ter sido uma cerimônia sem graça (muito provavelmente por ser a primeira após a greve dos atores e roteiristas), ela é importante por costumeiramente indicar quem serão os próximos ganhadores das premiações seguintes, incluindo, claro, o Oscar. Mas será que este ano ela também vai indicar que as premiações serão tão desenxabidas? Esperamos que não!

Categoria: cultura

Imagem: by Gioele Fazzeri from Pixabay