2023: O ano mais quente da história

É, comunidade, não foi impressão sua, realmente o ano de 2023 foi o mais quente da história. Pelo menos desde o período em que medimos a temperatura com precisão. Porém, mesmo assim, alguns cientistas dizem que bateu os recordes de 100 mil anos! É muito calor!

Em média, a temperatura aumentou 1,48°. Pode parecer pouco, mas lembre-se de que estamos falando da média mundial, em alguns lugares a temperatura foi bem maior ou mudou muito pouco.

A causa desse aumento, é claro, se dá por conta do aquecimento global (causado majoritariamente pelo ser humano). Porém, ano passado, houve um agravamento disso por conta do forte fenômeno El Niño nas águas do Pacífico.

Para termos uma noção mais clara, dos 365 dias do ano, em mais de 200 houve quebra de recorde para aquele dia, sendo que no segundo semestre tivemos incríveis 116 dias seguidos de quebra de recorde!

As consequências são claras e muito impactantes: a diminuição dos gelos e glaciares; o aumento da temperatura dos oceanos; a quantidade de incêndios e períodos de seca; as chuvas mais fortes em determinados lugares e a sensação de estarmos dentro de uma ayr fryer quase todos os dias.

Isso não necessariamente é o fim do mundo, mas a previsão é de que 2024 seja um ano pelo menos tão quente quanto foi 2023. Cabe aos países buscarem, com mais ênfase e menos lobby, cumprirem o Acordo de Paris e tratarem do assunto seriamente nas COPs.

 

Para saber mais: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ced7pl4l74vo

Imagem: by 81349 from Pixabay