Já ouviu falar em Booktok?

Neste alvoroço do mundo digital, com redes sociais e tudo automatizado, falar sobre livros (físicos) parece até fora de moda. Porém, não é bem assim que a coisa está funcionando no TikTok, a rede social de vídeos curtos mais acessada.

A #booktok está se tornando cada vez mais viral e comum nos vídeos por conta de milhares de jovens entusiastas de livros que fazem suas análises, resenhas e sugestões ao invés de dancinhas. O público-alvo varia entre os próprios jovens a adultos e idosos.

Com o cada vez mais acelerado (e triste) fechamento de livrarias, os leitores assíduos encontraram na rede o caminho para trocar informações e indicações formando uma comunidade literária. Livros e autores passam a se tornar mais conhecidos e, consequentemente, vender mais. O impacto é tanto que o TikTok foi um dos expositores da última Bienal do Livro e algumas editoras já contratam booktokers para ajudar na divulgação dos lançamentos.

A leitura é um dos hábitos mais importantes para a criação da cidadania, a melhora da escrita e um ótimo alimento para a criatividade.

 

Image by Moondance from Pixabay