Presos por verem dorama!

Gosto é uma coisa muito particular. Claro! Mas e se o governo lhe dissesse o que você deveria ou não gostar? Ou, para ser mais exato neste caso, assistir?

Pois é assim que a Coreia do Norte faz. A ditadura de Kim Jong Um promove um bloqueio de informações de fora do país, pois acreditam que isso encerraria o sistema e promoveria a decadência da sociedade e sua ideologia. Isso inclui, obviamente, os k-dramas e as músicas de k-pop do país vizinho. Aliás, mais do que inclui, o crime é pior.

A pena por assistir aos vídeos ou ouvir as músicas da Coreia do Sul era de 5 anos de trabalho forçado, mas, em 2020, a lei foi alterada permitindo que os acusados em consumir ou distribuir entretenimento sul-coreanos pudessem até ser sentenciados à pena de morte!

Um vídeo vazado – o que é raro – nos últimos dias mostra dois jovens sendo algemados em frente a um público enorme de outros jovens. Eles são o exemplo. Foram sentenciados a 12 anos de trabalho forçado por verem um filme. “Eles têm apenas 16 anos, mas já arruinaram seu futuro”, diz uma voz no vídeo, que também anuncia o nome e o endereço dos dois.

Ditaduras são conhecidas por suas repreensões e este é só mais um exemplo das limitações à liberdade que elas impõem. Lutemos pela democracia sempre!

 

Para saber mais detalhes desta notícia, clique aqui!

 Image by Nick Editedforprivacy from Pixabay